quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Não é sobre gramática


Uma oração só é uma oração quando possui um verbo. Existem três tipos de tempos verbais no pretérito, dois no futuro e apenas um no presente, no modo Indicativo. Ao meu olhar de sentimentalista assumida, isso demonstra que o caminho que deve levar à plenitude no hoje é muito mais difícil de ser encontrado. Estar satisfeito com o que se é, no segundo em que o relógio está marcando, é uma tarefa complicada. E eu sempre tive problemas sobre olhar longe demais. Mas, por mais que eu frequentemente me prenda a algo que nem mesmo aconteceu, ainda não me tornei tão lunática que não pense em como gostaria que nossos verbos não estivessem no passado.
Também não os desejo em meros devaneios sobre o futuro. Preciso deles no agora.
Seria fácil demais dizer que não devemos tentar, que nunca dará certo. Ou que todos os problemas que provavelmente passaremos não valerão a pena, no final. Mas sabe de uma coisa? A felicidade, por mais que esteja presente nas coisas mais simples, não se deixa ser conquistada sem um pouco de esforço. 
Se vai doer, se vai decepcionar, se vai fazer lamentar, é impossível prever. Mais frustrante do que isso é pensar sempre em como deixamos de provavelmente ser felizes. Melhor machucar do que passar a vida toda na inércia. Qualquer sentimento é melhor que nenhum.
É angustiante conseguir ver de maneira tão real cenas e mais cenas passando na frente dos meus olhos, mas saber que elas são apenas o que eu gostaria que fossem.
Se for pra ser, que seja. Não que será. Não que tenha sido.
Quando a gente realmente quer, dá pra fazer a diferença. E nenhum receio de arriscar é suficientemente bom ou forte para barrar um sonho. Pelo menos não deveria ser.
Um sujeito - mesmo que indeterminado -, um verbo, e um ponto. Que ele seja final. Nunca de interrogação, ou, pior ainda, uma reticências. Exclamações são aceitáveis em situações de amor extremo. 
O meu pedido, senhor garçom? Que os verbos estejam sempre acontecendo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário