sexta-feira, 19 de setembro de 2014

uma dose de cultura, por favor



Ah, se aqueles livros falassem! Estavam a tanto tempo empilhados, esquecidos, abandonados em alguma sala sem graça e, provavelmente, com as paredes descascando. Sei como deveriam estar se sentindo extremamente tristes e inúteis, pensando em como poderiam sair dali para um lugar mais agradável e ajudar de alguma forma. Mas não hoje. Hoje eles perceberam o quão especiais, divertidos e estimulantes são, com todas aquelas mãozinhas por perto, ávidas por abri-los e folheá-los. 

Talvez as pessoas não tenham mais tempo. O dia é corrido, a louça não se lava sozinha, a novela não pode esperar. Mal sabem que sorrisos e exclamações de donos de mentes tão inocentes podem tornar a vida absurdamente mais feliz.

Crianças são afoitas por novas descobertas, por natureza. Querem sempre alguma novidade, uma brincadeira nunca antes experimentada. Não recusam nem mesmo aquela comida, com cor estranha e textura diferente, afinal, o gosto nada tem a ver com as características externas. Elas é que são espertas!

Quando se abre as páginas de um livro, e palavras e ilustrações destacam-se aos olhos, um novo mundo é vivenciado. Sensações, sentimentos e elos brotam nos corações. É quase palpável a energia em torno de quem está mergulhado na história, lendo ou escutando. Mais mágico ainda é quando se lê para uma criança. 

Uma formação cultural precisa ser iniciada na vida desses pequenos cidadãos desde bem cedo. A falta que uma boa estrutura pedagógica faz é incalculável. O lado sensível, criativo e  lógico das pessoas está em constante desenvolvimento e precisa ser sempre alimentado. Um dos pratos principais dessa refeição é a leitura. Por meio dela podemos nos tornar seres humanos melhores e capazes de mudar o meio em que vivemos. A transformação vem primeiramente de dentro de cada um, e é importantíssimo que a semente germine. Tudo depende de um pouco de imaginação, e isso todos sabemos que não falta nos pequenos. Basta um simples pedaço de pau e temos uma guerra entre o mocinho armado com sua poderosa espada e o vilão que quer dominar o mundo.

A primeira feira do livro de Lambari aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de setembro de 2014. É um marco para a cidade, pois alimenta a esperança daqueles que ainda acreditam no potencial da população local. A cultura é uma arma potente contra a ignorância, e esta é a âncora que só faz afundar as pessoas para um buraco ainda mais escuro, onde não conseguem enxergar a beleza das coisas simplesmente por não saber fazê-lo. 

Quem mais se beneficia com atos como dar um pouco de atenção e tempo para ensinar, somos nós mesmos. Não há maior gratificação do que saber que um pouco de gosto pelo conhecimento foi passado para esses novos futuros leitores. 

Portas antigamente trancadas pelo lado de dentro, são escancaradas quando a capa de um livro é aberta.
A mente de cada um se tornará uma extensão de seus saberes.
As palavras de cada um, os farão infinitos.
E tudo o que vai ser absorvido deles será eterno.















Nenhum comentário:

Postar um comentário